segunda-feira, 25 de abril de 2016

nave inspirada em Star Trek

NASA vai criar nave inspirada em Star Trek

Nave espacial da NASA

Nave espacial da NASA
Foto: Reprodução
O engenheiro da NASA Harold White está desenvolvendo uma nave espacial inspirada na franquia Star Trek, a idéia é que a espaçonave viaje mais rápido que a velocidade da luz usando conceitos da teoria da relatividade de Albert Einstein.
designer Mark Rademark, que também está envolvido no projeto, criou um protótipoda nave, que está sendo chamada de nada menos que IXS Enterprise. Em entrevista ao portal Io9Rademark afirmou que sua intenção era criar um "modelo atualizado, com uma nave elegante situada entre dois anéis, que criam a bolha da dobra espacial".
Claro que ainda é cedo para dizer se o projeto será concretizado ou não, já que o processo todo requer muito estudo e tentativa. Por enquanto, tudo está em fase experimental, mas você pode conferir as imagens do protótipo a seguir:
Nave da Nasa


Nave da Nasa


Nave da Nasa


Nave da Nasa


fonte:yahoo


sexta-feira, 1 de abril de 2016

Nasa mostra robô de 1,9 metro que poderá explorar Marte

Androide chamado Valkyrie pesa 125 quilos e tem câmeras pelo corpo todo. O robô participará de competição de robótica com outras máquinas.
Do G1, em São Paulo
Desenvolvido pela Nasa, Robô Valkyrie tem 1,9 metros de altura, pesa 125 quilos e pode ir a Marte. (Foto: Reprodução/IEEE)Desenvolvido pela Nasa, Robô Valkyrie tem 1,9
metro de altura, pesa 125 quilos e pode ir a Marte.
(Foto: Reprodução/IEEE)



















A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) apresentou o aguardado protótipo de robô. Chamado de Valkyrie, o androide foi mostrado nesta terça-feira (10) e faz parte de projetos que indicam, segundo o líder do projeto, que a exploração espacial pode ser liderada por humanóides que prepararão o terreno antes da chegada de humanos.
Com 1,9 metro de altura e peso de 125 quilos, é descrito como o “super herói robô” por Nicolaus Radford, líder do projeto do robô no Centro Espacial Lyndon Johnson, da Nasa.
“A Nasa quer ir a Marte, e nos planos para chegar a Marte, Nasa irá provavelmente enviar robôs antes de exploradores humanos. Esses robôs irão começar a preparar o caminho para os humanos, e, quando os humanos chegarem, robôs e humanos irão trabalhar juntos”, disse Radford à Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE, na sigla em inglês), em vídeo postado no YouTube (Assista aqui).
“Tecnologias como o Valkyrie, e outros avanços que o DRC está fazendo, estão alimentando diretamente os programas que a Nasa enxerga como críticos para a exploração humana do espaço a longo prazo”, completou.
No peito, as lentes das câmeras dividem espaço com sonares. A bateria, que pode ser removida, está instalada nas costas do robô e tem autonomia para até uma hora de atividade. Segundo Radford, as peças de Valkyrie foram arranjadas para poder facilitar um possível reparo. Astronautas podem repor componentes no robô em 15 minutos, diz.
Com provas de destreza e força, a disputa, chamada de DRC, testará qual deles é mais apto a auxiliar as pessoas em uma situação de emergência.Valkyrie irá competir com outros androides em uma espécie de desafio rebótico da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, na sigla em inglês).
O robô possui câmeras na cabeça, no peito, nas mãos, nos joelhos e nos pés. “Qualquer dado, qualquer pedaço de informação, de imagem, que quiserem ver do que o robô vê estará disponível para os nossos usuários”, explica o Radford.
A própria Darpa possui um robô, chamado Atlas. Um vídeo da agência mostra que o android é capaz de subir escadas, se manter em equilibro caso seja atingido por algum objeto e até desviar de obstáculos (Veja o vídeo aqui).
Outro concorrente será o robô da equipe Thor, acrônimo de Robô para Operações Táticas Perigosas (Veja o vídeo aqui). O desafio ocorrerá entre 20 e 21 de dezembro e reunirá, até agora, 17 equipes. A premiação para o vencedor é US$ 2 milhões.
Desenvolvido pela Nasa, Robô Valkyrie tem 1,9 metro de altura, pesa 125 quilos e pode ir a Marte.  (Foto: Reprodução/IEEE)Desenvolvido pela Nasa, Robô Valkyrie tem 1,9 metro de altura, pesa 125 quilos e pode ir a Marte. (Foto: Reprodução/IEEE)